1º ciclo
ø Fomentar, no 1.º ciclo, a coadjuvação nas áreas das
Expressões, por professores de outros ciclos do mesmo Agrupamento de Escolas,
que pertençam aos grupos de recrutamento destas áreas (vem dar resposta ao
desenho transversal dos agrupamentos, só nos resta esperar pela articulação EFICAZ entre os diferentes níveis de ensino e com correspondente espelho no projeto educativo);
ø Promover no 1.º ciclo um acompanhamento mais eficaz
face ao desempenho dos alunos, através de apoios específicos (agora só resta saber
o que o ME entende por apoios específicos);
ø Dar continuidade ao Apoio ao Estudo no 1.º ciclo, a
par das outras atividades de enriquecimento curricular;
2º ciclo
ø Substituir
Educação Visual e Tecnológica pelas áreas disciplinares de Educação Visual e de
Educação Tecnológica (2 docentes – 1 docente = 1 docente, boa medida
orçamental)
ø Oferta de Apoio
Diário ao Estudo no 2.º ciclo. Esta oferta é obrigatória para as escolas e de
frequência facultativa para os alunos indicados pelo Conselho de Turma e os
encarregados de educação (ora ai esta uma medida bem discriminatória…lá se vai
a educação inclusiva);
3º ciclo
ø Desdobramento de
aulas nas ciências experimentais, através de uma alternância entre as
disciplinas de Ciências Naturais e de Físico-Química (ficando com uma
periodicidade de 15 em 15 dias não me afigura nada fácil aos alunos
consolidarem aprendizagens)
Oferecer, no 7.º e
8.º ano, uma disciplina, por decisão da escola, de acordo com o seu Projeto
Educativo;
Antecipar para o
7.º ano a aprendizagem das Tecnologias de Informação e Comunicação
Secundário
Reforçar o ensino
do Português (tão tardiamente ????? na procura de que?? de se complementar eventuais
lacunas profundas dos alunos???)
Geral
ø O tempo de cada aula é determinado por cada escola.
ø As escolas passam a ter autonomia para estabelecerem
um mínimo de tempo por disciplina e um máximo total de carga curricular;
ø Possibilitar ofertas de componentes curriculares
complementares com carga flexível, a serem utilizadas com o crédito da escola.
Sem comentários:
Enviar um comentário